4 dicas para melhores fotos de arquitetura

Fotografia de arquitetura – 4 dicas essenciais para uma boa foto.

Como ter bons resultados fotografando edifícios e construções.

Olá pessoal,

amigos arquitetos, demais profissionais e leitores do Blog FOTOGRAFIA 360, hoje vamos falar de uma das minhas áreas preferidas na fotografia.

Um bom fotografo de arquitetura tem diversas preocupaçoes e cuidados a se tomar antes da sessao, por isso é extremamente importante se planejar antes de qualquer coisa. 

foto : Architectural Photography by Michael Stewart

A arquitetura muito contribui com estudos na fotografia, já que projetos são pensados em formas, cores e luz, o que torna cada situação um desafio diferente para o fotografo.

Aqui vai a primeira dica :

Dica 1 : Planeje a sessão de fotos !

Fotografe no horário correto !

Não se pode fotografar arquitetura a qualquer hora do dia, é preciso escolher o momento certo de acordo com a incidência da luz do sol. Tenha um app de bússola em seu telefone para saber onde o sol nasce e se põe, isso vai ajuda-lo a escolher o horário em que a fachada fica exposta a luz solar.
Consulte a previsão do tempo caso aja fotos com janelas a áreas externas ou de fachadas. Tenha paciência ! Em interiores, reserve um tempo para observar cada detalhe como a iluminação e objetos em cena. Nao esqueça de conferir a previsão do tempo para o dia da sessão.


Use a o app de bussola do seu smartphone para saber a posição do sol

 

Dica 2 :  Nivele a camera

Fotografar é como desenhar. Trabalha-se com um plano em duas dimensões, retas e sombras criam a ilusão de perspectiva e volume. Use bordas do visor e/ou a “grade” que aparece no visor da câmera ou celular, para nivelar as linhas em sua imagem.

Use as bordas do visor para nivelar com o chão, paredes ou objetos na imagem.  Paralelas desenhadas, devem continuar paralelas e a posição correta da câmera é o que mantém ou desalinha as retas em uma imagem.

 

Dica 3 :  Composição da cena

A “grade” do exemplo acima serve também para ajudar a distribuir melhor os elementos no quadro do visor ao dividir a cena em pedaços. Observe as proporções e perspectivas, Tente colocar objetos ou construções ligeiramente de lado (30° aprox..) para dar a sensação de profundidade. Faça tentativas diferentes e se possível afaste-se para enquadrar toda a imagem.

Observe as colunas paralelas a borda da imagem.
foto: Lico Santos, Copacabana Palace

 

Dica 4: Divirta-se com as formas.


Fotografia de arquitetura exige um certo conhecimento técnico e sensibilidade para captar a essência de cada projeto.
Preste atenção nas formas e desenhos nas construções. Escadas sao um grande atrativo a se registrar, retas ou cheias de curvas, sempre me chamam a atenção.
Tente visitar o mesmo local diversas vezes ao dia, você vai ficar surpreso com o que a luz ou a falta dela, fazem de a imagem mudar durante o dia. A maioria dos projetos arquitetônicos levam em consideração a posição do sol e as condições de luz na paisagem e sobretudo, nao tenha pressa em clicar.

Essas foram as dicas de hoje, no próximo post conheceremos um pouco da tecnologia “do momento”, fotografia 360 graus. O Google já possui suporte para fotografias e vídeos em 360° e agora o facebook liberou posts de panorâmicas esféricas. Vamos conversar sobre como usar toda essa tecnologia a favor para atrair novos clientes pela web.

Clique aqui para ver o post sobre como fazer fotos panorâmicas em 360° com um smartphone.

Sua opinião é muito importante, deixe um comentário , compartilhe e assine nossa newsletter.

Um grande abraço e até a próxima !

 

Compartilhe !

About the author

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: