• Realidade Virtual a evoluçao em 360°

VR- Realidade virtual

O que é Realidade Virtual?

Conheça a VR ou simplesmente realidade virtual, a evoluçao da fotografia 360°

Olá Pessoal, saudaçoes ! Separei para este post, uma matéria originalmente publicada no site vida 3d e vai nos ajudar a entender como funciona essa maravilhosa e revolucionária maneira de apresentar locais e lugares, por meio da tecnologia 360°.

Se voce tem um óculos VR  e/ou um smartphone, experimente a experiência no video abaixo :
Parque Olimpico RIO2016

Recentemente ouvimos falar muito sobre “RV” (realidade virtual) ou “VR” (virtual reality, em inglês), mas o que significa esse termo?

A realidade virtual permite que o usuário interaja com um sistema, com o objetivo de obter uma sensação de realidade. Basicamente, é uma outra forma de interagir com seu computador. Você pode, por exemplo, utilizar a realidade virtual para assistir filmes, com um programa que o insira em um cinema virtual.

O filme Matrix ilustra o que é a realidade virtual completa, onde as pessoas interagem em um ambiente virtual com todos os sentidos. Porém, isso ainda está um pouco longe de acontecer já que, com a tecnologia atual, as formas mais comuns de interação são apenas por meio da visão (podendo se ver em outro ambiente em 360 graus) e a audição (podendo ouvir sons também em 360 graus).

Em meados de 2012, Palmer Luckey, um desenvolvedor norte americano, divulgou em seu site que lançaria um projeto no Kickstarter para seu novo headset de realidade virtual, buscando atingir cerca de 100 pessoas. Na sexta geração, o aparelho montável “Rift” era focado apenas em jogos. No entanto, seu projeto chamou a atenção de John Carmack, um famoso desenvolvedor de jogos. Carmack pediu um kit,  modificou a peça e fez um protótipo com o jogo DOOM 3, levando o aparelho para a feira E3 de 2012. O aparelho foi um sucesso, elogiado por grandes nomes, como Gabe Newell (Valve).


Imagem do primeiro protótipo do Rift

Logo em seguida, Luckey iniciou um projeto no Kickstarter com um novo objetivo: arrecadar 250 mil dólares para construir um headset completo e lançar o produto oficialmente, atingindo um público muito maior. Por fim, a arrecadação foi de mais de 2.4 milhões de dólares, resultando na fundação da empresa Oculus, que seria comprada em 2014 pelo Facebook por 2 bilhões de dólares.

Mas o que essa história tem a ver com realidade virtual?

O Oculus Rift é o grande responsável por popularizar essa tecnologia, que antes era vista como cara e insatisfatória.

Graças a isso, muitas empresas, como a Sony e a Samsung, começaram seu próprios projetos de headsets de realidade virtual, pois a tecnologia apresentada por Palmer combinava uma grande imersão do usuário com baixo custo de produção (cerca de 300 dólares).


Google Cardboard

Na tentativa de popularizar ainda mais a realidade virtual, o Google lançou na conferência Google I/O de 2014 o Google Cardboard, um headset montável de baixo custo, feito de papelão, que dava ao usuário uma experiência introdutória ao universo da RV, utilizando lentes simples e um smartphone com o sistema operacional Android. Em breve postaremos um review sobre o Cardboard e um tutorial de como montar o seu!

A expectativa é que a realidade virtual seja mais uma tecnologia que faça parte do nosso dia a dia, se tornando uma central de entretenimento e aprendizado, e o Vida3D será o canal para você encontrar tudo sobre essa tecnologia, como headsets, aplicativos e jogos.

Você está animado para entrar nesse mundo? Deixe seu comentário abaixo!

Terminamos essa matéria com o vídeo especial de lançamento do Rift (em inglês)!

Compartilhe !

About the author

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: